Olá!!! Você que está chegando ao meu blog... antes de sair, deixe o endereço de seu blog ou site, para que eu também possa conhecer seus trabalhos!!! bjks

Gostou? Compre AQUI

23 de fev. de 2011

papel maché - preparando o papel

Hoje estava pensando no tempo maravilhoso em que eu morei na Paraíba... e podia fazer papel reciclado aos montões e peças em papel maché,  já que o sol colabora e muiiiiiiiiito por lá. Então resolvi falar de uma técnica  que desenvolvi para facilitar meu trabalho com a massa do papel maché.
Bem simples, aqui vai o passo a passo:
1 - picar bem os papeis que serão processados.  Quanto mais homogênos os tipos de papel, melhor. Ex.: só folhas de cadernos, só folhas de jornal  ou revista e por aí vai...
2 - Deixar de molho de um dia para outro, em recipiente limpo e com bastante água.
3 - No dia seguinte, retire o excesso de água e coloque no liquidificador em porções pequenas. Cubra com água limpa e bata bastante, até ficar uma pasta fina e homogênea, sem pedaços.
4 - Depois de tudo batido, esprema bem, enrole em um guardanapo limpo, de tecido de algodão e retire toda a água.
5 - Esfarele os "pelotes" de papel batido com as mãos, formando tipo uma farofa e coloque em uma forma grande, espalhando bem, sem deixar pelotes. Coloque para secar ao sol, antes cobrindo a forma com um pedaço de tule ou qq outro material para evitar que uma rajada de vento forte faça tudo voar  pelos ares...rs rs (digo por experiência, perdí uma forma de "massa de papel" porque o vento levou...!!!).
6 - Depois de bem seco, guarde essa farofa de papel e quando for fazer o papel maché basta pulverizar um pouco dágua antes de misturar com a cola e o formol ou vinagre. (pulverizar só para umedecer bem levemente, isso facilita o trabalho).
Comigo sempre deu certo...espero que com você também...

Nenhum comentário: